top of page

BADERNA! 

Substantivo Feminino

"Baderna"! é um documentário de longa metragem que está em desenvolvimento e conta sobre a vida e legado da bailarina italiana  Marietta Baderna, que em 1849, quando reconhecida como prima ballerina do Teatro Alla Scalla de Milão, veio para o Brasil junto de seu pai e sua companhia de dança e aqui se apaixonou pelo lundu, pela umbigada, tornando-se admiradora 

da cultura afro-brasileira.

Embora tenha sido criada em uma cultura europeia tradicional, ela se deixou levar pelo ritmo e expressividade dessas danças e passou a incorporá-las em suas performances. Logo que desembarcou no Brasil, Marietta sofreu a epidemia da Febre Amarela, quando por pouco perdeu sua vida, mas a deixou sem seu pai e parte de seus colegas de elenco. 

Marietta tornou-se conhecida por sua habilidade e originalidade, em suas apresentações eram sempre um sucesso, mas Baderna também revolucionou a sociedade com seus posicionamentos políticos e sociais, sendo avessa a qualquer tipo de injustiça praticada a mulheres ou quaisquer outras minorias.

É por causa de Marietta que hoje temos em nosso dicionário o termo "baderna". geralmente associado à confusão ou bagunça.

Dançando pelos palcos do Rio de Janeiro (Theatro Pedro Alcântara, hoje Teatro João Caetano) e Recife (Teatro Princesa Isabel), Marietta casou-se com o maestro italiano Gioacchino Giannini, teve três filhos em terras brasileiras, e faleceu no Rio de Janeiro em 1892. No documentário por muitos momentos essa história é contada através da trineta de Marietta, Sra Marilia Giannini, brasileira, residente em Curitiba, e sua filha, a escritora literária Paula Giannini.

Trazendo um pouco da história de Marietta para os dias de hoje, apresentamos a bailarina carioca Samara Mello e sua jornada como aluna e educadora do projeto social "Dançando para Não Dançar". Samara cresceu em uma comunidade carente do Rio de Janeiro, onde desde cedo descobriu sua paixão por dançar. Com o tempo, Samara tornou-se uma bailarina excepcional, chamando a atenção de bailarinos e coreógrafos de todo o mundo. Depois de uma temporada na Alemanha, hoje Samara vive através de sua arte morando na Grécia.

Samara faz o caminho inverso de Marietta trocando os palcos brasileiros pela projeção internacional em palcos europeus.  No documentário "Baderna!" fazemos um encontro  entre essas duas personalidades femininas de diferentes gerações. 

Ao longo do filme, são destacadas as semelhanças e as diferenças entre as duas personalidades, bem como os desafios que ambas enfrentaram como mulheres e artistas em contextos históricos distintos.

O filme destaca a importância de valorizarmos e preservarmos as histórias de mulheres corajosas e talentosas, como Marietta e Samara, que enfrentaram desafios e superaram obstáculos para deixarem sua marca na história. Ao mesmo tempo, o documentário também ressalta a importância da luta contra o machismo, o racismo e a desigualdade de classe, que ainda são questões relevantes nos dias de hoje e precisam ser continuamente combatidas para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária para todas as pessoas.

bottom of page